blog

5 Consequências causadas pela falta de sono

18/11/2015

Quem não gosta de ter uma boa noite de sono? A realidade é que com a correria do dia a dia, conseguir dormir o tempo ideal está cada vez mais difícil, né? A falta de sono é algo que prejudica (e muito) a sua saúde, afetando principalmente seu desempenho no trabalho. Listamos as 5 piores consequências causadas pela falta de sono. Olha só!

 

1. Perda de memórias

As pessoas que costumam dormir pouco ou então tiram apenas pequenas sonecas podem ter a memória prejudicada. Sabe qual é o motivo disso? É durante o estágio mais profundo do sono que o processo de fixação de lembranças acontece. Ou seja, para que você fixe bem algum conteúdo, é preciso ter uma boa qualidade de sono. Sonos curtos atrapalham o aprendizado.

 

2. Bloqueio criativo
A fase do sono conhecida como R.E.M (sono profundo) é responsável por estimular a capacidade de criar ideias originais, é nesse período de atividade cerebral intensa que sonhamos.

 

3. Ansiedade
Ter uma noite de sono muito curta pode gerar estresse para o seu organismo. Nosso corpo reage liberando alguns hormônios, como adrenalina e cortisol que trazem ansiedade e irritação. Afinal, quem nunca acordou cedo naquele mau humor?!

 

4. Descontrole emocional
Além dos problemas citados anteriormente, a falta de sono também pode te deixar mais impulsivo e reativo. Quando estiver trabalhando, isso pode prejudicar seu processo de comunicação. Sua inteligência emocional ficará abalada.

 

5. Perda de concentração
Está com dificuldade em manter o foco no trabalho? Isso pode ser uma consequência da falta de sono, sabia? Quem dorme pouco acaba tendo dificuldade em manter a concentração, isso porque a privatização do sono traz prejuízos quando a questão é atenção.

 

Fonte: Exame