blog15

5 habilidades fundamentais para quem está iniciando uma carreira

15/12/2015

Muitos jovens ficam ansiosos e preocupados depois de serem aprovados em um processo seletivo. Por ser uma experiência nova é normal que apareçam algumas dúvidas relacionadas ao comportamento no ambiente de trabalho e também sobre as futuras tarefas. Listamos abaixo 5 habilidades que são consideradas fundamentais para quem está nesta fase.

 

1 – Assumir as responsabilidades
Uma atitude muito reconhecida pelos gestores é a capacidade de assumir erros. Culpar outros colegas ou situações externas não é uma boa saída. Caso aconteça algum deslize mostre que você é maduro e reconheça o que fez.

 
2 – Saber lidar com críticas
A verdade é: ninguém gosta de receber um retorno negativo.
Esta é uma situação desconfortável e que muitas vezes abala nossa autoestima. Procure transformar isto em algo positivo, aprender com os erros é muito importante para desenvolvermos maturidade e aprimorarmos nossa carreira.

 
3 – Desenvolver a comunicação
Começar uma conversa com alguém que não conhecemos não é uma tarefa muito fácil, principalmente para os mais tímidos. É importante que você vença esta barreira e saia da zona de conforto. Conversar com seus colegas é uma ótima oportunidade para aumentar seu conhecimento, trocar experiências e criar um ambiente de trabalho divertido.

 
4 – Cumprir suas tarefas
Cumprir o que prometeu é uma atitude que você jamais deve deixar de lado. Levar sua palavra a sério faz com que você crie confiança e passe credibilidade. Caso contrário, você pode ficar com “o filme queimado”.

 
5 – Controlar o lado emocional
Esta é uma habilidade essencial no ambiente de trabalho. Você deve aprender a controlar suas próprias emoções, separando o lado pessoal do lado profissional.

 

 

Referência: Universia