blog imagem

5 técnicas para potencializar os seus estudos

7/12/2015

Para que você tenha um aprendizado eficiente é preciso se dedicar aos estudos. Estudar consultando apenas as anotações feitas em sala não é o suficiente, além de memorizar os conteúdos é preciso realmente entender o que está sendo falado. A seguir, você verá uma lista com algumas técnicas que te ajudarão a melhorar sua capacidade de aprendizado.

 

1 – Fazer pequenos intervalos entre os estudos
Estudar horas seguidas não é uma boa opção: em um determinado momento seu cérebro para de guardar as informações. Então fazer pausas durante os estudos é extremamente importante – aproveite para comer alguma coisinha e alongar seu corpo. Você vai perceber que estes pequenos intervalos te darão mais energia para continuar.

 

2 – Repetir o conteúdo em voz alta
Pode parecer estranho mas, acredite, esta é uma técnica muito boa de fixação. Leia o conteúdo em voz baixa e ao terminar procure repetir o que você lembra em voz alta (não vale olhar o caderno). Se possível, tente fazer isto junto com um amigo – ouvir a opinião de outra pessoa sempre agrega algo positivo.

 

3 – Relacionar os temas
Quando você for estudar procure relacionar os assuntos ao que você está estudando. Você vai perceber que um conteúdo acaba levando ao outro e assim consegue compreender melhor tal assunto.

 

4 – Associar os assuntos ao que você já sabe
Outra técnica interessante é associar um assunto novo com informações que você já sabe. Aproveite seu repertório para aprimorar seu aprendizado.

 

5 – Procurar um ambiente tranquilo
Ter um cantinho onde você se sente confortável ajuda bastante na hora de estudar. Procure um lugar calmo e silencioso. Se possível, deixe seu celular guardado e use o computador somente para consultar algo relacionado à matéria.

 

Referência: Universia