trabalho-

7 dicas para ser mais produtivo no trabalho

6/10/2015

Produtividade não significa somente trabalhar de forma rápida, quando a gente é mais produtivo com certeza saímos ganhando, não só nós, mas a empresa também. A melhor parte disso é que ficamos com aquela sensação de missão cumprida e assim temos mais tempo livre para dedicar em outras coisas. Pensando no quanto isso pode afetar a sua qualidade de vida, separamos algumas dicas que irão te ajudar a produzir melhor.

 

 

1- Aprenda a dizer não!

Essa não é uma tarefa muito fácil, porém ela é fundamental. Faça um esforço e veja a diferença depois. Com certeza você deve ter um monte de tarefas para desenvolver, projetos para entregar e prazos a cumprir, mas sempre tem aquela pessoa que precisa de uma ajuda, ou alguma tarefa de última hora. Por mais atraente que seja, antes de dizer sim, avalie se você realmente terá tempo. Lembre-se de que você já tem suas tarefas e precisa entregá-las dentro do prazo.

 

2- Defina prioridades

Para você ter um melhor desempenho é fundamental que você seja uma pessoa organizada, então para isso é preciso que você defina prioridades. Sugerimos pra você um exercício simples que vai te ajudar bastante, você deve separar tudo em três grupos: (1) o que é essencial, (2) o que é interessante e (3) o que não necessariamente precisa ser feito – ao menos neste momento. Depois de fazer isso, sabemos o que são prioridades, sendo assim evitamos gastar tempo com atividades desnecessárias e como consequência nosso foco é maior.

 

3- Cuidado com as interrupções

Para você se distrair basta alguns segundos, alertas de redes sociais, responder e-mails à medida que são recebidos, telefonemas pessoais durante o expediente e visitas de colegas à sua mesa (seja para trocar uma informação ou pedir ajuda), podem te fazer perder o foco. Desative os alertas do seu celular ou deixe apenas os das redes mais importantes para o trabalho. Evite telefonemas pessoais, estabeleça horários para responder os e-mails e se for possível, diga ao colega que irá procurá-lo em um outro momento.

 

 

4- De olho na pontualidade

Acordar cedo é uma luta diária, nós sabemos. Fiquem atentos pois um atraso leva ao outro. Se uma reunião não começar no horário provavelmente ela irá terminar mais tarde também. Se você gastar mais tempo do que o planejado em um projeto possivelmente irá comprometer a entrega do próximo. Se chegar atrasado provavelmente terá que sair mais tarde também. Por isso, procure ser sempre pontual.

 

5- Imprevistos acontecem

É normal aparecer uma atividade surpresa que não poderá ser adiada. Como prevenir sempre foi um ótimo remédio então reserve um tempinho da sua agenda diária para essas situações. Assim você não precisará comprometer as suas outras entregas e caso esses imprevistos não apareçam terá tempo para se atualizar, conferir um estudo etc.

 

6- Diga não à procrastinação!

Para aqueles que não sabem, procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Evite ao máximo adiar uma tarefa, seja por não ver valor nela ou porque acredita ser mais complicada do que realmente é, certamente irá prejudicar a sua produtividade. Existe uma série de técnicas para combater a procrastinação. Descubra qual funciona melhor pra você e comece logo!

 

 

7- Você não está sozinho!

A tecnologia com certeza é uma benção em nossas vidas, não é mesmo? Existem muitos aplicativos e sistemas para gestão do tempo/produtividade. Pesquise para escolher o mais aderente à sua rotina e seja fiel. Misturar vários tipos de sistemas, apps, planilhas, além de criar mais uma tarefa (a de atualizar tudo isso), pode fazer você se perder num emaranhado de ferramentas.

Fonte: Catraca Livre