shutterstock_160788392

8 coisas que mudam quando você entra na faculdade

18/9/2015

A vida de quem está na faculdade é bem diferente da época do colégio, você está preparado para grandes mudanças? Veja a seguir a lista com as principais mudanças que acontecem na vida de um calouro.

 

1. Conhecer pessoas de todo lugar

 

 

Durante todo seu período escolar você vivia dentro de uma “bolha”, convivendo basicamente com pessoas que estudavam no seu colégio ou moravam no seu bairro. Quando você entra na faculdade essa realidade muda completamente, você vai conhecer gente de todos os cantos do Brasil, ouvir diferentes sotaques e aprender novos costumes.

 

 

2. Maturidade

 

 

Quando você estava na escola sua responsabilidade era bem simples, ao entrar na faculdade você começa a sentir o real peso de ser responsável. De um momento para o outro, você passa a ser considerado adulto e tem que saber lidar com isso. Na faculdade todos exigirão de você essa maturidade, alguns sofrem mais para “crescer”, mas isso é normal.

 

 

3. Independência

 

 

Agora você não é mais um adolescente, a mordomia acabou. Na faculdade não terá ninguém para te avisar que já deu a hora da aula e que você precisa entrar na sala, ou até mesmo avisar sobre trabalhos e provas, você tem que estar ligado e correr atrás de tudo. Os professores consideram que você já tem maturidade suficiente para lidar com sua independência. Então já sabe, né? Não fique de bobeira.

 

 

4. Lição de Casa

 

 

Na faculdade tem lição de casa? Sim, e muita. Porém o professor não vai correr atrás de você para verificar se você fez ou não. Para aqueles que sempre estão em dia, os resultados serão positivos no fim do semestre, agora para aqueles que deixam tudo pra última hora é preciso saber correr atrás do prejuízo.

 

 

5. Professores

 

 

No colégio, os professores geralmente te conhecem de longa data, conhecem seus pais em reuniões, acompanham seu desenvolvimento e mantêm uma relação pessoal com sua vida acadêmica. Na faculdade, o número de alunos para cada professor é enorme e não existe essa proximidade com cada um. A relação entre você e seu professor será muito mais profissional do que pessoal.

 

 

6. Ritmo acelerado

 

 

Sempre te falavam: “Aproveita que você ainda tem tempo livre”, mas você nunca levou muito a sério, não é mesmo? Ao entrar na faculdade você chegará à conclusão que você tinha tempo de sobra realmente e não sabia! Você terá mil coisas para fazer, diversos livros para ler, várias apresentações de trabalho, mais de uma prova por dia e tudo isso em um período mega curto. Vai chegar uma hora que o desespero vai bater e então você terá vontade de jogar tudo para o alto, respire e conte até dez, com o tempo você se acostumará.

 

 

7. Estudar “só o que gosta”

 

 

No colegial o que mais se ouve os alunos falarem é: “Não vejo a hora de entrar na faculdade para estudar só o que gosto!”. Sendo assim quem odeia matemática vai para Humanas e se livra dessa matéria de vez e quem odeia português vai para Exatas e vive feliz para sempre. Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Na faculdade você estuda muita coisa relacionada e direcionada para o curso que você escolheu, só que vai ter que estudar muita coisa ruim também! Afinal, nada é perfeito. Existem as indesejáveis matérias obrigatórias (como Filosofia, Estatística, Sociologia, Ética, Empreendedorismo, Meio Ambiente, Metodologia) que são requisitos em todo tipo de curso, apesar de não agradar a todos e de às vezes não ter nada a ver com o que você quer,  mas você terá que frequentar e aprender nessas aulas! Sendo assim, a faculdade não é feita de matérias relacionadas 100% ao que gosta.

 

 

8. Decisões para seu futuro

 

 

No colégio sua única obrigação era estudar pra passar na prova e não ficar de recuperação. Já na faculdade, sua preocupação maior será para onde você está levando sua vida profissional. É nesse novo ambiente que se constrói a base da carreira que você quer seguir e se você não levar isso à sério acaba sofrendo as consequências lá na frente.

Fonte: Oba Oba