entrevista

A entrevista de emprego desejada pelos jovens

18/9/2015

Você quer saber qual foi o resultado dessa pesquisa? A maioria das opiniões sobre os processos seletivos foi negativa. Ou seja, há algo errado, não é mesmo? Muitos jovens citaram o cansaço como o maior ponto negativo (42,2% dos participantes, bastante gente hein?!) em segundo lugar ficou a duração excessiva e por fim outro ponto negativo é o fato de que os exercícios aplicados não avaliam o candidato de uma forma correta.

 

Confira a seguir os tópicos de como seria um processo seletivo ideal na visão dos jovens candidatos.

 

1. No processo seletivo ideal existiriam games

 

 

79,8% dos participantes afirmam que os games são, entre as ferramentas existentes, os que avaliam melhor as competências de uma pessoa. Mas por que os games são melhores para avaliar? 45,7% dos participantes dizem que é pelo fato de que os games demonstram uma junção de habilidades, tanto técnicas como também comportamentais, além claro, de sua interatividade.

 

 

2. As provas e os jogos aconteceriam em plataformas online

 

 

Quando se trata de tecnologia, os jovens são dominantes deste assunto. De acordo com a pesquisa a maior parte dos entrevistados, 64,6%, prefere as plataformas online na hora de fazer provas e participar de games durante processos seletivos.

 

3. O que deve ser primeiramente avaliado é o Currículo

 

 

Na opinião de 59% dos entrevistados o currículo deve ser o primeiro elemento de filtragem de candidatos. Os investimentos dos jovens na formação acadêmica podem explicar a importância que o currículo deve ter nos processos seletivos, na visão dos candidatos. Porém, na opinião de 22,2%, o processo seletivo ideal teria provas como filtros iniciais e, segundo 14,7%, os games seriam o começo ideal de uma seleção.

 

4. Quando chega na hora da dinâmica de grupo a gente sabe que bate aquele desespero. Então o processo seletivo ideal seria com entrevistas pessoais.

 

 

Os jovens afirmam que a entrevista individual é a fase do processo seletivo que melhor avalia candidatos. De longe é a etapa que mais se destaca nas respostas dos participantes, com 65,5% da preferência.

 

 

5. E por fim, a gente sempre fica curioso para saber a resposta, não é mesmo? Então para fechar com chave de ouro a resposta da empresa seria personalizada.

 

 

Quando jovens recebem resposta do tipo “o seu currículo seguirá na nossa base de dados” muitos afirmam que isso é frustrante e está fora de um processo seletivo ideal. Interessados em se aperfeiçoar e se desenvolver, jovens querem ter a oportunidade de receber avaliações individuais de desempenho. Isso se torna um dos principais segredos de uma experiência positiva para candidatos aprovados e reprovados nas fases finais.

 

Fonte: Exame