20

Coisas que você não aprende na faculdade mas precisa saber no trabalho

18/9/2015

Fazer uma faculdade é fundamental para que você adquira uma preparação adequada para o mercado de trabalho. Porém, ao estagiar você acaba percebendo que apenas a técnica não é tudo, uma vida profissional vai muito além do que aprendemos na faculdade. Para te dar aquela ajudinha, fizemos uma lista com alguns fatores que a faculdade não consegue nos ensinar completamente.

 

1. Competências ligadas ao relacionamento interpessoal

 

 

Se tem uma coisa que a faculdade deixa a desejar, é o preparo comportamental dos alunos, principalmente se for para um cargo de gestor. Normalmente, as matérias das grades acadêmicas são bem voltadas para a teoria e a faculdade acaba deixando de lado o ensino comportamental, o qual tem como objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades de relacionamento entre as pessoas.

Na hora de uma empresa te contratar, com certeza sua experiência técnica conta muito, mas se você não souber ter um bom relacionamento com a equipe podemos dizer que sua trajetória profissional não será das melhores. Como sempre há uma saída, não precisa ficar triste, de acordo com a opinião de Marcos Braga (Diretor da Deloitte Empresarial) suas habilidades de relacionamento podem ser desenvolvidas ao longo de sua carreira.

 

2. Visão multidisciplinar


 

Possuir um conhecimento mínimo de todas as áreas da empresa em que trabalha é algo que torna você um profissional diferenciado. Conseguir ter uma visão multidisciplinar do negócio é extremamente importante para um profissional que sonha em ter um cargo alto.

Como a maioria dos cursos universitários são voltados para a técnica e deixam de apostar na formação humanista, os alunos não recebem um estímulo multidisciplinar. Uma pena, não é mesmo?

 

3. Capacidade de síntese


 

Saber organizar seu pensamento de uma forma clara e objetiva também é uma habilidade que a faculdade não trabalha muito, claro que algumas pessoas possuem uma facilidade maior em se organizar do que outras. Um exemplo, nas provas acadêmicas os alunos que tiram as melhores notas são aqueles que além de dominarem o conteúdo conseguem transmitir o que pensam através de palavras claras e também através do desenvolvimento de um texto que faça sentido.

 

4. Liderança

 

 

Geralmente, nos grupos de trabalhos da faculdade sempre existe um aluno que faz o papel de líder. Querendo ou não, ter habilidade em organizar e comandar uma equipe é uma qualidade que nem todas as pessoas desenvolvem.

 

Infelizmente, a faculdade não trabalha individualmente com cada aluno, procurando ajudar pessoalmente cada um a aprimorar suas habilidades e a desenvolver suas dificuldades. No mercado de trabalho, profissionais que possuem facilidade em liderar equipes conseguem cargos mais altos.

 

Bom, agora que vocês já sabem o que a faculdade não desenvolve e que é fundamental para uma carreira de sucesso, que tal começar a procurar maneiras de suprir isso?! ; )

 

 

Fonte: Exame