universo_default

Como aprimorar sua interpretação de texto

7/6/2016

É normal que durante a época escolar cada pessoa tenha mais afinidade com determinada matéria, uns gostam mais de fazer contas, outros preferem aprender sobre história e por ai vai. Pensando nos alunos que temem o assunto “interpretação de texto”, separamos 4 técnicas fundamentais para ler e compreender textos difíceis.
 
1 – Introdução
Se você sente dificuldade na hora de interpretar um texto, um passo importante para superar isso é começar a leitura prestando total atenção na introdução do texto. Após ler uma página, procure fazer uma pequena pausa para refletir sobre o que você acabou de ler e verifique se você conseguiu absorver a ideia principal. Algo não ficou claro? Retome o parágrafo e o leia com mais calma.
 
2 – Resumo dos capítulos
Outra atitude importante é que você não se esqueça de ler os resumos dos capítulos, com eles você consegue ter uma prévia do assunto que será abordado em seguida. Uma boa opção é realizar uma breve pesquisa sobre o tema após ler o resumo, assim quando você for realmente começar a leitura do capítulo já estará preparado para compreender o conteúdo.
 
3 – Subtítulos e legendas
Algumas pessoas acham desnecessária a leitura de subtítulos, legendas e notas de rodapé. Quem pensa assim pode estar enganado! Se você quer ter uma noção sobre o assunto principal tratado pelo autor, é fundamental que você preste atenção nessas partes do texto.
 
4 – Observações
E para finalizar, uma técnica que você deve praticar é a de fazer observações ao longo da leitura. Através de pequenas anotações, você pode ressaltar os tópicos que não ficaram claros ou então alguma palavra que você não entendeu o significado.

 

Fonte: Canal do Ensino