9

Como aumentar seu interesse pela leitura

18/9/2015

Muitas pessoas amam ler, mas também existem aquelas que acham ler um tédio. Se você não curte muito ler mas quer mudar isso, dá uma olhadinha nas dicas que separamos!

 

1- Encontre seus interesses

 

 

Para que você comece a gostar de ler é fundamental que você descubra qual o tipo de livro que mais tem a ver com você. Porém, você se perguntar: “Mas como eu vou saber que tipo de livro eu gosto se eu nunca li nada?”. Vamos lá, provavelmente você deve gostar de ver filmes, certo? Então procure livros com os mesmos temas dos filmes que você curte, como por exemplo ficção, aventura entre outros. E ah, você também pode comprar um livro de um filme que você gosta muito. Que tal começar pela saga de livros do Harry Potter?

 

2- Separe um momento

 

 

Vivemos em uma rotina super corrida, não é mesmo? Isso faz com que fique ainda mais complicado achar um tempinho para relaxar e ler um bom livro. Porém, você não pode fazer disso um fator de desculpa para não ler. Então a nossa dica é: estabeleça um horário do dia que seja somente para a leitura. E ah, você também pode ler no caminho da faculdade e do trabalho.

 

3- Crie metas

 

 

Para facilitar sua vida, determine metas a cumprir. Com isso, ficará bem mais fácil pegar gosto pela leitura. Procure estabelecer uma “regra”, por exemplo, ler um livro por mês ou uma determinada quantidade de páginas por dia. Para que isso não vire uma rotina chata, ao cumprir uma meta crie uma recompensa para você, como ir ao parque, comer seu doce favorito entre outras. Ao praticar isso, seu cérebro irá associar a leitura a coisas boas e a cada dia você vai gostar mais de ler.

 

4- Fique longe das distrações

 

 

 

Ler é um exercício de concentração, sabia? Portanto, quando você for ler algum livro tente ficar bem longe de coisas que possam roubar sua atenção. Deixe seu celular, tablet ou computador no modo avião ou em outro ambiente.

 

5- Compartilhe a prática

 

 

Ter amigos que gostam de ler é um ótimo incentivo para você, assim podem marcar encontros para discutir sobre livros ou tomar um café em uma livraria. Também existem grupos nas redes sociais exclusivos para leitores, onde você pode compartilhar suas ideias e também comprar e vender livros por um preço menor.

 

Fonte: Universia