Como_descobrir-se-uma-faculdade-e-boa

Como descobrir se uma faculdade é boa

5/7/2017

Decidiu que quer fazer faculdade, encontrou as bolsas de estudo da Neora, mas qual faculdade escolher?

Qual é a melhor? Qual tem melhor custo benefício? Como descobrir a qualidade de ensino da faculdade? Ou O ensino é boa? O curso é bom? Etc.

 

CALMA! NÓS VAMOS TE AJUDAR!

Para saber se uma faculdade é boa ou ruim, o primeiro passo é conhecer a avaliação da faculdade pelo MEC. Você pode consultar as notas entrando no portal e-MEC e buscando a faculdade na consulta textual do site. Se preferir algo mais completo pode usar a consulta avançada. Algumas siglas que você vai encontrar:

IGC  – Índice Geral de Cursos

Indicado para  conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país. O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição

CI – Conceito Institucional
Avaliação feita pelos especialistas do MEC para validar ou não o IGC. O CI varia de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas ruins.

CC – Conceito de Curso

É a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

CPC – Conceito Preliminar de Curso

Avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens.

RUF

Você pode optar também pelo RUF – Ranking Universitário Folha que classifica as 195 universidades brasileiras a partir de indicadores de inovação, pesquisa, ensino, mercado e internacionalização. É possível filtrar por Universidade e por curso.

Ranking por universidade: mostra a avaliação de pesquisa, mercado, inovação, internacionalização e nota.

Ranking por curso: mostra a avaliação do mercado, qualidade de ensino, cursos de doutorado e mestrado, nota do Enade, professores com dedicação integral e parcial e avaliações do MEC.

Agora que você já sabe fazer uma super-pesquisa, vem conferir se sua faculdade ideal tem bolsa com a Neora.