25

Como encarar a hora “H” do vestibular

24/9/2015

Sabemos o quanto é difícil encarar a invasão de expectativa, ansiedade e nervosismo nos dias que antecedem o vestibular. Existe aquele medo interno de falhar na hora “H”, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas básicas que são úteis para qualquer vestibulando.

– Não fique estudando até altas horas no dia anterior à prova. No máximo, dê uma recapitulada, pois a sua mente deverá estar descansada para poder encarar as quatro,cinco ou seis horas de prova do dia seguinte.

– Cuidar da alimentação é fundamental. A sua disposição para realizar uma prova extensa está ligada ao que você comeu. Por exemplo, depois de comer uma baita feijoada não dá uma preguiça, parecendo que todas as suas forças se concentraram no estômago? Pois é, é verdade! O sangue circula mais ativamente nesta área e o cérebro fica em desvantagem. Essa é a razão pela qual é essencial escolher alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras, que alimentam e mantém o cérebro ativo.

 

Agora, se você sentir vontade de ir ao banheiro durante a prova atente-se: não se levante da carteira por nenhuma razão enquanto estiver fazendo o exame. Se você precisar sair para tomar água ou ir ao banheiro, levante a mão e espere até o fiscal de sala se aproximar. Aguarde que ele autorize a sua ida, pois antes disso é preciso chamar um “fiscal de corredor”, que acompanhará você até o seu destino e depois de volta à sala.

 

– Nunca deixa de ler o edital do exame. Ele é extremamente importante, tanto para o candidato quanto para a instituição. É lá que estão “as regras do jogo”, ou seja, o que pode e o que não pode fazer, o que pode ser levado no dia da prova, como proceder se houver discordância em relação ao gabarito e muitas, muitas outras informações.

 

– Leve o básico para realizar o exame:  documento original de identidade, o cartão de confirmação de inscrição, lápis preto, borracha branca, apontador simples, duas canetas de corpo transparente e tinta preta, um lanche pra enganar a fome durante a prova e uma garrafa d’água para não ter que sair da sala a toda hora.

 

Depois de todas essas dicas, é só conferir a lista de aprovados e correr para o abraço!

Fonte: Brasil Escola.