dicas_default

Como perder o medo na hora de falar em público

22/10/2015

Falar em público, para muitas pessoas, é uma missão complicada. Não é fácil sentir-se confortável e confiante quando você está na frente de inúmeras pessoas, na verdade, não importa se são 10 ou 100 pessoas, você ficará ansioso do mesmo jeito, né?

 

Separamos algumas dicas para te ajudar a superar o medo e desenvolver um bom desempenho nas suas próximas apresentações. Vamos lá?

 

1 – Pratique em frente ao espelho

 

Pode parecer engraçado, mas isto te ajudará bastante. Procure estudar o conteúdo que irá falar na apresentação em frente ao espelho, falando em voz alta. Com isso, você conseguirá identificar o que está bom e o que não está, o que te ajudará a melhorar sua linguagem corporal. Ah, procure deixar seu discurso o mais natural possível.

 

2 – Apresente o discurso para um amigo

 

Depois de fazer sua apresentação em frente ao espelho, o próximo passo é chamar um amigo para te dar uma opinião sobre seu desempenho. Isso te ajudará a identificar quais pontos você ainda precisa melhorar, segundo o olhar de uma pessoa que poderia ser alguém da plateia. Coesão e clareza são fundamentais para qualquer apresentação, ok?!

 

3 – Grave sua fala

 

Aproveite os benefícios que a tecnologia nos proporciona! Rs
Pegue seu celular, abra o gravador de som e comece o seu discurso. Ao terminar, escute o áudio e identifique os pontos que podem (e devem) ser melhorados. Ah, preste atenção na velocidade da fala e na clareza da transmissão da mensagem!

 

4 – Discurse para um estranho

 

Essa pode parecer uma tarefa estranha, mas pode confiar, isso fará toda diferença!
Peça para uma pessoa que você não tem muita amizade ouvir seu discurso, provavelmente ela será sincera com você, apontando coisas que você pode não ter notado.

 

Fonte: Universia