universo_default

Como tirar boas notas nas provas

18/9/2015

Você está cansado de ter notas insatisfatórias em seu boletim? Veja algumas dicas que podem te ajudar a mudar esta situação.

O aluno deve encontrar a melhor estratégia pessoal para absorver os conteúdos ensinados em aula e assim obter um resultado positivo em seus estudos. Cada pessoa tem sua maneira de aprender, porém algumas dicas podem ajudar você a organizar sua estratégia. Investir em maneiras que estimulam sua construção de conhecimento e não somente a memorização é um ótimo começo. Separamos 10 dicas para você estudar da melhor maneira possível, sem gastar muito tempo.

 

1- Ensine os outros

 

 

Para você saber qual conteúdo aprendeu e qual está com dúvida procure ensinar algum colega, como se você fosse professor. Com isso, além de você fixar melhor os conteúdos, você também percebe aonde estão seus pontos fortes e fracos.

 

2- Use metáforas

 

 

Essa é uma ótima opção para facilitar seu aprendizado. Quando você for estudar e encontrar uma expressão difícil, tente associar o conteúdo com algo mais fácil de ser compreendido. No momento da avaliação você vai se recordar mais facilmente.

 

3- Não deixe de lado os conteúdos que você não entendeu

 

 

Ao estudar, você aprende conteúdos e também detecta aonde estão suas dúvidas, deixe a preguiça de lado, selecione todos os conteúdos que não entendeu e procure seu professor para te ajudar. Com certeza seu aproveitamento será melhor.

 

 

4- Encontre padrões

 

 

Uma boa dica para melhorar sua compreensão de conteúdos é fazer ligações entre diferentes matérias, assim você consegue compreender ambas ao mesmo tempo.

 

5- Não estude muito no dia anterior à prova

 

 

Antes da prova, procure relaxar. Estudar desesperadamente na véspera da prova não é uma boa opção,  isso só faz com que você fique confuso e cansado.

 

6- Escreva durante os estudos

 

 

Durante as aulas procure sempre anotar os conteúdos e dicas do professor, isso facilita bastante na hora de estudar. Anote da forma que for melhor para você, o importante é compreender o que foi passado. Junte suas anotações e faça resumos após ler o caderno.

 

 

7- Aumente sua bagagem de conteúdos

 

 

Quanto mais você estiver por dentro de um assunto, melhor. Procure ler um livro ou ver um documentário sobre o conteúdo que está estudando. Isso faz com que você entenda melhor o assunto.

8- Use os cinco sentidos

 

 

Às vezes os conceitos abstratos são recordados de uma forma mais fácil se você associá-los a outras coisas. Você pode fazer uma associação de um gesto à um conceito físico, por exemplo.

 

 

9- Teste suas habilidades

 

 

Abra um arquivo no Word ou Bloco de notas e anote todas as expressões que você se recorda, em seguida faça conexões entre os assuntos. Dessa forma, você consegue analisar de forma clara quais os tópicos estão defasados e merecem uma maior atenção.

 

 

10- Crie imagens mentais

 

 

Use e abuse de imagens mentais. Essa é uma tática essencial para elaborar ideias posteriores, que dependem do assunto para serem entendidas.

Fonte: Universia