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Dicas para conquistar uma promoção no emprego

24/9/2015

Muitos profissionais possuem a ideia errada de que uma promoção está nas mãos apenas dos líderes. Existem formas bastante eficazes de crescer, mesmo em um ambiente altamente competitivo.

Os pontos principais para crescer profissionalmente são: gostar do que se faz e saber o que quer. Sabe por que? Porque são pontos motivacionais e a motivação é a energia desprendida para a realização de alguma meta/atividade. Portanto, quanto mais clara for sua meta profissional, maior será o seu engajamento no processo.

Confira algumas dicas para serem realizadas no dia a dia de trabalho.

1- VISTA A CAMISA

Mostre que seu interesse em crescer não se resume apenas ao salário. Envolva-se no processo da empresa e trabalhe como se a empresa fosse sua. Comprometer-se significa se importar e se responsabilizar pelos resultados. Isso não significa que tenha que fazer hora extra todos os dias, longe disso! Significa agir de forma eficaz, na hora certa e da maneira correta, ok?

2- MOSTRE VERSATILIDADE

Em um cenário tão competitivo e dinâmico, ser flexível, saber se adaptar e realizar diferentes tarefas são diferenciais importantes para qualquer profissional que deseja crescer.

3- PREPARE-SE

Conheça as necessidades do cargo que deseja e saiba quais competências são necessárias para realizar com excelência as novas funções. Invista em cursos, se a empresa não pagar, pague do seu próprio bolso. Lembre-se das competências emocionais, líderes utilizam 20% de competência técnica e 80% de competências emocionais. Portanto, se quer crescer, aprenda a lidar com pessoas.

4- MOSTRE QUE ESTÁ PREPARADO

Uma dica: tenha sempre inciativa e seja proativo. Sabe como? Dê sugestões de melhoria e peça para que deleguem funções a você. Procure executar com perfeição as tarefas com as quais se compromete. Prometeu? Agora tem que cumprir, né?!

5- COMPARTILHE SUAS METAS COM SEU CHEFE

Fale com seu chefe sobre seus planos, para que vocês possam pensar juntos qual o melhor caminho e momento. Ele pode ser seu mentor nesse processo. Se não for possível ter esse grau de confiança com seu próprio chefe, eleja outro que possa ser seu mentor. Ele poderá orientá-lo sobre quais competências você ainda precisa desenvolver e te dar feedbacks de tarefas que vem realizando.

6- SEJA PRESTATIVO COM COLEGAS

Ser popular não significa ser o “puxa-saco” e sim a pessoa em quem se pode confiar. Trate bem seus colegas, mostre que você está lá para ajudar, seja apaziguador e traga um clima positivo com sua presença. Com isso, você estará fortalecendo o seu marketing pessoal.

7- SEJA HUMILDE

O grande vilão das pessoas ambiciosas ocorre quando o orgulho se torna exagerado, o que pode levar à arrogância. A humildade ajuda a manter-se no processo sabendo que ainda tem muito a aprender e mesmo fazendo melhor do que os outros, não é motivo para desmerecer o esforço do colega. Foque em si mesmo e em suas metas. Agradeça sempre as oportunidades e quando surgirem as dificuldades, pense: “o que estou aprendendo com isso?”.

8- APENAS EM ÚLTIMO CASO

Se você fez tudo isso e mesmo assim perceber que a empresa não tem condições de te promover, ou não há como crescer, aí sim você pode pensar em buscar outro emprego. E se esse for o caso, com certeza, haverá muitas empresas que precisarão de um talento como você!

Fonte: Revista ISTOÉ