9

Dicas para estudar literatura no vestibular

30/9/2015

Para alguns é fácil estudar matemática, basta prestar atenção nas aulas e praticar a matéria nos exercícios. Mas poucos são os estudantes que sabem como estudar literatura para o vestibular. Para ajudá-los separamos algumas dicas importantes na hora de se preparar para a prova.

 

Para se dar bem em literatura no vestibular você deve montar uma estratégia de estudo de obras literárias. É bom fazer fichas com anotações sobre o enredo e personagens e montar um esquema de desenvolvimento do conflito. Analisar como o assunto foi abordado  em vestibulares anteriores também ajuda. Mas atenção: resumos não podem ser a única fonte de estudo. O que distingue o texto literário dos outros é que, resumido, ele perde o essencial. O essencial não é só o que foi dito, mas o modo como foi dito.

 

1. Analise as questões que caíram em provas anteriores. O importante é saber de que forma o assunto caiu, porque ele pode voltar a ser explorado de maneira diferente.

 

2. Pesquise o contexto sócio-histórico do livro. “A arte não é causa, é produto de uma época”, diz Heric Pallos, professor do Etapa.

 

3. Faça anotações sobre os elementos mais importantes do livro, como enredo e personagens. Crie um esquema que mostre o desenvolvimento do conflito principal. Resumos e análises podem ser úteis na revisão do conteúdo. Se apoiar neste tipo de material é limitador, ele não substitui a leitura das obras.

 

4. Busque semelhanças e diferenças entre as obras. Os vestibulares têm preferido fazer uma abordagem comparativa dos livros, no lugar de criar questões sobre enredos isolados.

 

5. Leia análises e críticas sobre o livro.

 

6. Assista a filmes e peças adaptadas dos livros.

 

Fonte: Estadão