universo_default

Dicas para memorizar os conteúdos vistos em aula

18/9/2015

Listamos para você 7 hábitos que ajudam o seu aprendizado a longo prazo, assim você terá um desempenho melhor tanto na escola como também no trabalho.

 

1 – Durma bem

Ter uma noite de sono bem dormida ajuda sua mente a fixar o conteúdo visto em sala de aula. É fundamental que o aluno deite e acorde em horários regulares, ficando sempre atento na qualidade de seu sono. Valorizar o sono é importante, pois é nessa hora que o cérebro transforma a memória temporária em permanente.

 

2 – Evite decorar

Quando chega a temida semana de provas é comum que os alunos usem macetes e outras técnicas para decorar os conteúdos cobrados. Entretanto, quando se trata de aprendizado a longo prazo, a abordagem deve ser outra. Ao estudar, busque relacionar a matéria com outras que já viu ou com experiências pessoais, além de tirar suas dúvidas com seu professor.  Sendo assim, o assunto não ficará só de passagem em sua mente.

 

3 – Bloqueie distrações

Com tantas distrações fica difícil manter a concentração, não é mesmo? Então quando você sentar para estudar seja forte e mantenha o celular guardado e a televisão desligada. Se você estuda pelo computador, pode bloquear temporariamente sites distrativos, como redes sociais e jogos.

 

4 – Faça simulações

Quando for estudar sozinho, você pode simular que está fazendo uma prova. Coloque um cronômetro ao seu lado e tente resistir à tentação de pesquisar na internet ou em seu caderno uma resposta que logo de cara não souber. Esse exercício prepara sua mente para pensar em situações de pressão e desperta o conteúdo gravado nela. Depois que você fizer a correção, na hora da prova real irá se lembrar com clareza do que acertou e do que errou.

 

5 – Escreva a mão

É fundamental que durante as aulas, você faça anotações em um caderno. Ao ler os textos das aulas, use e abuse das canetas marca-textos, assim você estimula sua memória visual e quando se deparar com o assunto novamente poderá se lembrar da anotação que fez ou da linha que leu com maior clareza, resgatando os conhecimentos que adquiriu sobre ele.

 

6 – Crie diagramas

Você pode desenvolver alguns diagramas fazendo conexões com os assuntos que foram estudados. Escreva palavras-chave em seu esquema e use cores diferentes para classificar conteúdos. Uma dica: deixe seus pensamentos fluírem. Caso aconteça de seu diagrama ficar meio desorganizado, você pode aproveitar e fazer uma revisão organizando ele de uma forma mais simples.

 

7 – Vá além

Para conseguir aquele diferencial é fundamental que você busque conteúdos complementares. Corra atrás de mais informações, assim você aumenta seus conhecimentos sobre um determinado assunto e também pode fazer relações com o que viu em sala de aula. Você pode pedir recomendações aos seus professores, é sempre bom uma dica do autor das provas, não é mesmo?

 

Fonte: Universia