jovens-emprego-crise-experiência

Quebre o mito: se não tem emprego, não tem experiência

10/3/2017

A gente sabe: não está fácil para ninguém. Mas para a galera mais jovem e sem bagagem profissional, que chega ao mercado de trabalho dando de cara com a crise, é muito pior. Segundo o IBGE, o desemprego entre quem tem 18 e 24 anos chegou a bater 25,7% no terceiro trimestre de 2016.

A falta de experiência e qualificação já dificultam conseguir um emprego na área e em tempos de crise, a situação só piora. A demora em conseguir um emprego prejudica o desenvolvimento de carreira, atrasando a conquista de cargos melhores e bons salários. A partir daí a frustração vai rolar solta para quem tem pressa em se virar sozinho financeiramente e conquistar o sucesso profissional.

Mas calma, nem tudo está perdido. Separamos algumas dicas para te ajudar a conquistar experiência (mesmo sem emprego), qualificação por um preço justo e dar o seu melhor em tempos difíceis.

Trabalho voluntário
No site Atados você encontra diversas vagas classificadas por habilidades (direito, educação, comunicação, dança entre outras). Têm oportunidades para editores de vídeo, fisioterapeutas, assessores de imprensa, designers e muito mais.O trabalho voluntário mostra para os recrutadores um perfil profissional comprometido e disciplinado. Essas características vão agregar valor ao seu currículo.

Freelancer

Aproveite o conhecimento que tem e ofereça para os seus amigos e familiares nas redes sociais. Não cobre nada por isso. Você levará mais tempo para executar as tarefas e precisará ser autodidata para entregar o trabalho de forma eficiente, diferente de um profissional que está no mercado de trabalho. O importante é que você poderá treinar na prática o que aprendeu e desenvolver suas habilidades.

Cursos a distância

Invista em cursos EAD, são mais baratos (e ainda temos bolsas de estudo) e a qualidade de ensino e diploma são os mesmos do presencial. Têm várias opções para melhorar sua formação e qualificar o seu currículo. E o melhor, você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer horário.

Depois de reunir toda essa bagagem, é só colocar tudo no currículo ou no seu perfil no Linkedin. Com essas dicas você vai passar por cima da crise e mostrar para os recrutadores que está um passo a frente dos seus concorrentes. \o/

Dicas de filme: (são boas lições para acreditar no seu potencial).

À Procura da Felicidade, com o Will Smith.
A Grande Virada, com Tommy Lee Jones, Ben Affleck e Chris Cooper.

Leia também