11

Estratégias para turbinar a sua capacidade de estudo

28/9/2015

Nem sempre nos concentramos fácil nas coisas que fazemos. Para alguns, estudar por muito tempo é praticamente um desafio! Entre um parágrafo e outro a concentração some e quase não gravamos as informações importantes. Algumas estratégias são bem eficientes nessas horas, elas não são nada “de outro mundo” e o nosso cérebro já é por si só um bom aliado, basta treiná-lo bem.

As dicas estão divididas em três blocos e são válidas para universitários e vestibulandos. Vamos lá?

 

Para turbinar a concentração

 

1. Cuide do seu estado mental

Os bons resultados não vão aparecer da noite pro dia! É importante persistir, estudar é um hábito e com o tempo, a gente melhora.

 

2. Escolha um local adequado

Essa não é uma boa hora para ficar com o celular por perto, nem com a janelinha do Facebook aberta. O ideal é procurar um lugar tranquilo, onde a iluminação seja boa e ninguém te atrapalhe.

 

3. Utilize o tempo ao seu favor

A gente sabe que não dá pra ficar concentrado o tempo todo, né? Por isso é muito importante fazer algumas pausas durante esse tempo.  Por exemplo, estudar por 50 minutos e depois fazer uma pausa de até 10 minutos. Levante da cadeira, ande um pouco e faça alongamentos. Certo?

 

 

Para ler mais rápido

 

4. Pratique técnicas de leitura dinâmica

Dica: use os dedos para acompanhar a leitura e marque um tempo para ler determinada página. Com o tempo você também pode verificar os progressos feitos. Essa dica é válida para conteúdos simples. Os temas mais complexos vão exigir de você maior concentração e uma leitura atenta. Nesse caso, não tenha pressa.

 

5. Foco

Melhor do que leitura dinâmica é apostar em foco exclusivo no texto, não deixe as coisas que estão ao seu redor interferir.

 

6. Destaque os pontos importantes

Essa dica já é usada por muitos de nós, marcar trechos mais importantes do texto ou marcá-lo com outras cores também é uma boa. Vale lembrar que isso ajuda muito na hora de estudar, caso seja um livro acadêmico.

 

 

Para fixar as informações

 

7. Leitura dupla

Fazer uma primeira leitura sem preocupações e uma segunda de forma mais detalhada, é uma técnica usada por vários estudantes e vale a pena considerar ela, viu?

 

8. Resumo

Ler e resumir é uma forma bastante eficaz de fixar o conteúdo, segundo Mendes. O ponto negativo desta técnica é o tempo. Se ele estiver curto, melhor usar outras estratégias.

 

9. Procure exemplos do que foi estudado

Como é impossível vivenciar tudo o que é estudado, a dica é pedir (e anotar) exemplos aos professores e procurar nos livros a aplicação prática de conceitos abstratos.

 

10. Ouvir, anotar e revisar

Faça anotações em aula e revisões periódicas.  “Gravamos 50% do que ouvimos durante três dias. Quando ouvimos e fazemos anotações, saltamos para 90% (mas também por três dias). Quando ouvimos, fazemos anotações e no prazo de três dias, fazemos revisões, gravamos para o resto da vida, 70%”, indica José Roberto Lima, autor do livro “ Como passei em 15 concursos”.

 

 

Curtiu as dicas? Se quiser, aproveita e conta pra gente o que você faz para manter a concentração! 😉

Fonte: Exame