universo_default

Faculdade + Trabalho? Dicas para você não enlouquecer com essa rotina

23/9/2015

Uma das melhores épocas em nossas vidas é quando estamos na faculdade. A gente aprende sobre o que gosta, faz amizades para a vida toda, vive experiências únicas entre muitas outras coisas. Porém, é nessa época que a vida adulta começa a aparecer, então você terá que aprender a lidar com situações diferentes e também como resolver problemas. Geralmente, no segundo ano da faculdade os estudantes já começam a procurar um estágio e então é preciso saber organizar muito bem a rotina para conseguir “dar conta” dos estudos e do trabalho. Fique calmo, temos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa e com certeza você vai tirar isso de letra.

 

1- Tenha um horário pessoal

 

A faculdade e o estágio ocupam um horário fixo em sua rotina, em ambos os lugares você deve ter uma hora para entrar e outra para sair, pelo menos é o que você espera, né? Aproveite muito bem o tempo livre, organize seus estudos e não deixe tarefas extras, como trabalhos da faculdade, se acumularem. Estabeleça um horário para fazer seus deveres e tente cumprir, assim você consegue tempo para tudo. É importante que pelo menos duas vezes na semana você separe um tempinho para você, aproveite para fazer o que gosta, leia um livro, vá ao parque ou ao cinema.

 

2- Separe um local para estudar

 

Procure um lugar calmo onde você se sinta confortável e faça dele seu cantinho de estudo. E ah, para simplificar sua vida, deixe seu material organizado e com fácil acesso. Sendo assim, no momento em que você for estudar tudo ficará mais prático, o que facilita bastante sua vida, pois não vai perder tempo procurando o que precisa.

 

3- Aplicativos

 

Hoje em dia todo mundo tem um Smartphone, não é mesmo? Aproveite o que a tecnologia oferece e se torne um aliado dos aplicativos. Podemos contar com um aplicativo para quase tudo, existem os que podem atuar como agenda, os que alertam sobre datas e compromissos, entre muitas outras opções. Então já sabe, né? Procure o que mais se adequa a sua rotina e pronto.

 

4- Não deixe os trabalhos para a última hora

 

No período da faculdade você terá muitos trabalhos para fazer e entregar em prazos curtos. Evite ao máximo acumular tarefas, uma coisa atrasada complica a outra e no fim você acaba se atrapalhando em tudo. Procure deixar tudo pronto o quanto antes, quando o professor passar o trabalho já comece a fazer, nada de começar dois dias antes da entrega. Ao praticar este hábito você notará como as coisas ficam mais fáceis e o melhor, você terá tempo para sair com os amigos ou se preferir pode dormir.

 

5- Aplique o que você aprendeu em sala de aula

 

No estágio você coloca em prática o que aprendeu na faculdade. Use o conteúdo passado nas aulas para tentar fazer ligações com suas tarefas diárias. Ao praticar isso, você terá uma maior facilidade para fixar a matéria e ver como é a realidade do que aprendeu.

 

6- Evite faltar

 

Chega na hora de ir para a faculdade e bate aquela preguiça, não é mesmo? Por mais que a vontade de ir para a casa fale mais alto, faça uma forcinha e tente não faltar. As faculdades são bem rígidas quando o assunto é ausência, então evite o risco de reprovar por faltas. E ah, vale lembrar que você também está perdendo conteúdo e isso pode prejudicar seu desempenho nas avaliações. A gente sabe que não é fácil essa rotina de sair do estágio e ir para a faculdade, mas pode ter certeza que todo esse esforço vale a pena.

 

 

Fonte: Ligado Na Facul