dicas_default

Linguagem corporal: Como descobrir se uma pessoa está nervosa

28/10/2015

Uma coisa é verdade, nosso corpo fala e fala muito. Claro que esta “fala” é expressa por gestos e movimentos e não por palavras. Para comprovar isso, a revista Time listou alguns sinais que são comuns em pessoas que estão nervosas. Para os nervosinhos de plantão, aproveitem a dica para aprenderem a disfarçar!

 

1 – Tocar o rosto
A maioria das pessoas quando estão nervosas costumam tocar o rosto, afirma o ex-agente do FBI, Joe Navarro. Quando alguém está nervoso algumas reações são mais comuns, como por exemplo, apertar o rosto, cutucar a bochecha e esfregar a testa. Isso ocorre devido ao nosso mecanismo de defesa, pois essa pressão ajuda a acalmar a nossa mente. Incrível, né?

 

2 – Piscar com mais frequência
Acredite, ou não, mas quanto mais nervosa uma pessoa está mais vezes ela vai piscar. Isso também acontece quando alguém conta uma mentirinha.  Cuidado para o nariz não crescer! Como este movimento é uma resposta automática, a pessoa muitas vezes acaba nem percebendo que está piscando exageradamente.

 

3 – Contrair os lábios

Contrair os lábios é mais um sinal de que a pessoa está passando por um momento de estresse psicológico. Em alguns casos este gesto pode indicar que a pessoa está mentindo ou está passando por um momento de pressão. Esta reação visa nos proteger do perigo, sendo ele imaginário ou real.

 

4 – Mexer no cabelo

Essa aqui vai para as mulheres. Ficar mexendo nos cabelos o tempo todo pode ser uma tentativa de diminuir a ansiedade, sabia?
Em casos extremos essa mania pode virar patológica, se tornando um problema grave. Algumas pessoas arrancam tufos do próprio cabelo, se você estiver nessa situação procure ajuda o quanto antes.

 

5 – Contorcer as mãos

Tem gente que fica o tempo todo contorcendo as mãos e espremendo uma na outra, né? Você provavelmente nunca deve ter entendido o motivo disso. Isso é um claro sinal de nervosismo. Então já sabe né? Quando ver alguém fazendo isso, aí tem coisa!

 

6 – Bocejar incansavelmente

Pode parecer engraçado, mas o movimento que fazemos com a mandíbula quando bocejamos é capaz de reduzir nossos níveis de estresse. Por isso, pessoas nervosas fazem o mesmo movimento diversas vezes.

 

 

Fonte: Mega Curioso