o-que-levar-em-conta-na-hora-de-escolher-a-carreira

O que levar em conta na hora de escolher a carreira?

8/8/2017

Não é fácil decidir o que fazer no futuro e para muitos esta missão pode ser bem assustadora. Mas respira e não pira! Fizemos uma lista com algumas atitudes que podem te ajudar na hora de escolher a profissão certa.

1. Teste vocacional

Refletir sobre o que você gosta, sua personalidade, seus pontos fortes e pontos fracos é algo que faz toda a diferença na hora de escolher uma profissão. Esta não é uma tarefa simples, mas como sempre há uma solução, nossa dica é: faça o Teste Vocacional Neora.

Com o resultado do teste vocacional fica muito mais fácil saber qual a profissão ideal para o seu perfil.

2. Modalidade de ensino

Existem três formas de fazer um curso superior: presencial, a distância (EAD) e semipresencial. Vale pesquisar sobre cada uma das modalidades de ensino para decidir qual é a melhor opção para você.

Ah, temos mais uma dica, o nosso teste vocacional mostra a afinidade do seu perfil com o ensino a distância (EAD). O legal do resultado é que ele mostra as vantagens e desafios do seu perfil e ainda oferece dicas para você se dar bem nessa modalidade de ensino.

3. Matérias da grade curricular

Na hora de escolher qual curso você quer fazer, é importante procurar informações sobre as matérias que compõem a grade curricular. Normalmente o site da instituição disponibiliza esta grade.

4. Localização da faculdade

Procurar uma instituição que você tenha fácil acesso é extremamente relevante. Afinal, ninguém gosta de pegar vários transportes (lotados). Vale lembrar também que provavelmente você conseguirá um emprego e então sua vida ficará ainda mais corrida.

5. Valor do curso

Não é fácil conseguir pagar uma faculdade, principalmente porque nesta fase da vida a maioria dos jovens ainda não tem o seu próprio dinheiro e dependem da ajuda de algum parente (até conseguirem o primeiro emprego).

Para dar aquela mãozinha para vocês nesta etapa, disponibilizamos em nosso site diversas bolsas de estudo. Confere lá!

6. Mercado de trabalho

Depois de descobrir quais são os cursos que mais combinam com você é legal dar uma espiadinha em mais informações sobre a profissão em si. Um passo importante na escolha da profissão é analisar as oportunidades de emprego na área e as possibilidades de atuação. Você pode conversar com conhecidos, familiares ou entrar em grupos sobre a profissão nas redes sociais para conhecer o dia a dia de trabalho e os desafios da área. Por exemplo, você gostaria de trabalhar de roupa social todos os dias? Na profissão de direito esse tipo de vestimenta é praticamente pré-requisito.

Nossa dica é: pesquise, se informe e converse com profissionais da área, só assim você poderá se imaginar na estrutura de trabalho exigida pela profissão e poderá ter uma vida profissional de sucesso e feliz.

Em nosso site há uma página onde você pode obter mais detalhes sobre a profissão e também ficar por dentro de como é o mercado de trabalho para tal área. Para conferir, é só acessar o nosso guia de cursos.

E aí, ficou mais fácil descobrir qual profissão seguir? Conta pra gente.