1

Como escrever uma boa redação

17/9/2015

Quando o assunto é redação, muitos estudantes ficam arrepiados. Para conseguir um bom desempenho no ENEM e nos grandes vestibulares é fundamental que você escreva um bom texto. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas para você ficar mais confiante selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir um resultado bem bacana.

Para facilitar, dividimos o processo em duas etapas: antes e durante.

 

 

(Antes da prova)

 

– Mantenha-se informado

Normalmente, os temas cobrados pelo ENEM estão relacionados a questões atuais, que mobilizam a opinião pública. Então já sabe, procure assistir jornais, compre revistas que falam sobre atualidades, assista documentários e fique sempre por dentro do que estão falando na internet.

 

– Faça cópias de textos dissertativos

Este exercício é muito bom para sua mente.  Você desenvolve a capacidade de assimilar conteúdos, estruturas, linguagens e pontuação. Primeiramente, leia com atenção o texto, em seguida comece a escrever uma cópia consciente e não automática. Ao concluir a cópia, verifique se os textos ficaram semelhantes. Com isso, você vai notar se sua concentração foi boa ou não.

 

– Escreva duas redações por semana

Para ter um bom desempenho é fundamental treinar. Determine um horário e tente fazer duas redações semanais. Ah, se tiver a oportunidade, mostre sua redação para seu professor. Afinal, é sempre bom ouvir a opinião de quem entende do assunto, não é mesmo?

 

 

(Durante a  prova)

 

– Encontre o tema

É fundamental que você leia com atenção o enunciado e os textos de apoio. Use a folha de rascunho para reunir suas principais ideias. Ah, se houver imagens tente adaptar o conceito central em palavras.

 

– Organize as ideias e planeje o texto

Depois que você encontrar o tema, reflita sobre o que você sabe a respeito do assunto. Em seguida, escolha quais argumentos você irá desenvolver e qual será a conclusão. Procure sempre escrever algo com coerência e coesão.

 

– Invista na linguagem

É muito bacana escrever um texto usando uma linguagem diversificada. Porém, tome cuidado para não usar palavras de forma incorreta. Ah, se você estiver na dúvida de como escreve uma palavra tente substituí-la por outra.

 

– Releia o texto e veja se faz sentido

Respire fundo e leia com atenção todo o texto. Verifique se você não fugiu do tema pedido na prova e se os argumentos usados fazem sentido com o assunto. Ah, a conclusão também deve estar de acordo com o que foi abordado no texto.

Não se esqueça de verificar se você respeitou as regras de parágrafo e acentuação.

 

 

Fonte: UOL