1

Os 10 mandamentos do vestibulando

28/9/2015

Sabemos o quanto é difícil o ano de vestibular. Estresse na escolha da profissão e da instituição, organização dos estudos, enfrentar o Enem são apenas alguns dos obstáculos dessa etapa. Por isso, separamos alguns mandamentos que nada mais são do que conselhos, para ajudar o estudante a se preparar para as provas. Cumpra todos os mandamentos e terá tranquilidade nesta nada, mole, vida de vestibulando.

 

I – Não escolherás uma profissão pensando apenas no mercado de trabalho e no retorno financeiro.
O candidato tem que buscar sempre saber o porquê de estar realizando o vestibular e também o motivo de estar escolhendo uma determinada carreira. O autoconhecimento é condição fundamental para uma decisão adequada. É preciso escolher algo de que se vá gostar.

 

II- Honrarás teus pais sendo feliz com tua escolha profissional.

O vestibulando deve dialogar com os pais para que eles compreendam e respeitem suas decisões. Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados (por exemplo, o compromisso de ganhar um carro com a aprovação no concurso é um fator de ansiedade).

 

III- Amarás o próximo como a ti mesmo mas, no dia do vestibular, competirás com ele.
Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.

 

IV- Respeitarás teus hábitos de alimentação, sono, diversão e descanso.
A disciplina de estudos é importante, mas separe um espaço para o lazer. O tempo de sono, por exemplo, deve ser preservado. O lazer diminui a possibilidade do estresse. Na alimentação, frutas, líquidos e alimentos leves são recomendados. Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria.

 

V- Buscarás o apoio incondicional dos teus familiares.
Um ambiente tranquilo é o mais recomendável para o estudo. Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele o tempo de estudo, para não aumentar a ansiedade.

 

VI- Não estudarás toda a matéria nos últimos dias antes da prova.
O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio. O melhor momento para aprender é a explicação em aula, para a qual o aluno deve prestar o máximo de atenção. A prova do vestibular é o término de um processo.

 

VII- Vestibular é vida. Vida não é vestibular. Respeitarás teu ritmo de estudo e teus limites.
A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar. Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados. É importante também contextualizar as informações de cada matéria, procurando correspondência com as outras disciplinas.

 

VIII- Conhecerás antecipadamente o local da prova e não esquecerás os documentos no dia.
É importante visitar o local de prova para saber como é o trajeto e para conhecer os horários dos meios de transporte disponíveis (ônibus, lotação, táxi). No dia da prova, evite correrias deslocando-se com antecedência para a prova.

 

IX- Não farás das provas teste de rapidez e ocuparás todo o tempo disponível.
O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente. Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, enfrentando depois as mais complicadas.

 

X- Nunca desistirás da tua identidade profissional.
Persistirás na busca da faculdade que desejas, mesmo se for reprovado. Se a convicção pela a escolha profissional é firmada no autoconhecimento, o vestibulando deve perseguir sempre seu objetivo.