0000_90-ESPANHOL-1

Existe vida durante a facul: técnica para gerenciar o tempo de estudos

27/3/2017

A rotina universitária é puxada sim, ninguém disse que seria fácil trabalhar e estudar. Nessa fase da vida, a única coisa que queremos é arranjar tempo para curtir uma baladinha com os amigos, comer uma pizza sem se preocupar com o trabalho da facul, ter dez minutinhos sobrando para ficar vagando pelo catálogo do Netflix (e acabar escolhendo um filme que você já viu três vezes) e principalmente queremos tempo para dormir. DORMIR, minha gente!

Muita calma nessa hora! Chegamos com a dica certa para te ajudar a arranjar mais tempo livre. Se trata da Técnica Pomodoro. Ela é um método de gerenciamento de tempo que ajuda na concentração e evita a procrastinação.

Como funciona a técnica pomodoro

Crie uma lista de tarefas
Liste todas as atividades que você precisa fazer durante o dia.

Execute as tarefas
Escolha uma atividade e trabalhe nela durante 25 minutos (1 pomodoro).

Registre seu pomodoro
Você pode não ter concluído a tarefa, mas mesmo assim, depois que o tempo terminar, marque um x na atividade.

Faça uma pausa
Nas primeiras quatro atividades pare para descansar por 5 minutos. A partir da quinta, tire uma pausa de 15 a 30 minutos. Esse tempo é perfeito para assimilar as informações e descansar antes de começar o próximo ciclo.

Recomece
Faça a próxima atividade da lista (mesmo que não tenha terminado a anterior), trabalhe nela por 25 minutos, registre seu pomodoro e faça uma pausa. Siga esse ciclo até concluir todas as suas atividades.

Por que a técnica pomodoro é amiga dos universitários?
Ela ajuda a priorizar tarefas, estimula a concentração e principalmente aumenta a produtividade. Você vai deixar de enrolar para fazer os trabalhos e atividades. Assim você aproveita melhor seu tempo livre por ter concluído todas as tarefas pendentes.

Apps para usar a técnica pomodoro
Os aplicativos ajudam a cronometrar o tempo de cada pomodoro e de cada descanso.

Meu pomodoro (Android e IOS)
Foco Booster (Web e Desktop)
Pomodoro Keeper (IOS)
Pomodone (Web e Desktop)

E aí, você usa a técnica pomodoro? Conta pra gente.