jovem entrevista

Top 10 – As melhores respostas para as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

18/9/2015

 

1. Fale sobre si

Quando o recrutador pede para você falar sobre si, normalmente ele espera uma resposta breve. Procure falar sobre alguma característica sua que realmente faz com que você se destaque.

 

2. Descreva o melhor e o pior chefe que já teve

Tente falar sobre o que aprendeu com cada um deles. Por exemplo, diga que com os bons chefes você aprendeu o que deve fazer e com os maus, o que não deve fazer.

 

3. Fale sobre seus objetivos profissionais

Ao fazer essa pergunta, um recrutador quer ter certeza que você não enviou seu CV por acaso. Procure falar sobre objetivos concretos, sem aparentar que não sabe o que quer.

 

4. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

Diga que você consegue se adaptar bem as duas formas de trabalho. E ah, exemplifique com situações reais que vivenciou e que provem o que você está dizendo. Claro, se você tem uma preferência (sozinho ou em grupo) defenda sua posição.

 

5. Dê alguns exemplos de trabalho em grupo

Conte como foi sua experiência ao trabalhar com mais pessoas. Ah, pode ser trabalhos em grupos da faculdade!

 

6. Como você lida com a pressão?

Hoje em dia tempo é dinheiro, certo? Então as empresas buscam funcionários que saibam lidar com a pressão diária. Procure responder esta pergunta da seguinte forma “Eu encaro a pressão como uma situação normal onde devo resolver um problema e não um estresse”.

 

7. Como você se descreveria?

Antes de mais nada, pense na empresa a qual está se candidatando. Como ela se mostra? É uma empresa séria? Descolada? Como as pessoas se vestem? Depois de pensar brevemente nisso, responda esta pergunta destacando seus pontos fortes em poucas frases. As empresas buscam sempre funcionários que se encaixam no perfil da equipe.

 

8. Quais são as suas metas para o futuro?

A dica é: tente relacionar suas metas pessoais com as da empresa. Mostre-se interessado em evoluir e aprender junto com sua equipe.

 

9. Por que você quer trabalhar aqui?

Ah… essa é a tão temida pergunta!
Para responder essa pergunta é fundamental que você tenha estudado um pouquinho sobre a empresa. Quando for responder, pense no que a empresa pode te oferecer levando em consideração suas competências, objetivos e metas.

 

10. Por que devemos te contratar?

Vish.. nessa hora o bicho pega!

Procure dar exemplos concretos do que você já fez em outros empregos e do que pode fazer pela atual empresa. E ah, fale também sobre os seus conhecimentos na área e sobre sua experiência no assunto.

 

Fonte: Universia