carreira_default

TOP 7 Competências que todo profissional precisará ter até 2020

17/6/2016

O Fórum Econômico Mundial divulgou uma pesquisa recentemente afirmando que até 2020 35% das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho poderão mudar. O motivo dessas mudanças é a chamada Quarta Revolução Industrial, onde estão previstos grandes avanços na robótica, inteligência artificial e na aprendizagem automática. A seguir, mostraremos 7 habilidades que profissionais do futuro devem se aprimorar.

 
1. Solucionar problemas complexos
Esta competência é a primeira da lista, já que será a mais exigida nos próximos anos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, todos os setores da economia deverão exigir dos profissionais grande agilidade na hora de solucionar problemas complexos.
 

2. Ter pensamento crítico
Saber organizar o pensamento, se comunicar de forma clara, escolher as perguntas certas, reconhecer um problema e olhar para uma questão com diferentes perspectivas são habilidades que nem todos profissionais possuem atualmente. O relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial mostra que o pensamento crítico e o uso da lógica fortalece o reconhecimento de um profissional diferenciado.
 

3. Ser criativo
É claro que esta qualidade não poderia faltar! A capacidade de criar é algo que as empresas exigem dos profissionais há uma longa data. Como os robôs não são capazes de superar os humanos nesse quesito, os profissionais criativos se beneficiam neste cenário.
 

4. Ter facilidade na gestão de pessoas
Um profissional que possui a capacidade de motivar e desenvolver pessoas receberá destaque nos próximos quatro anos. Para os cargos mais altos (gerentes, coordenadores e diretores) esta habilidade será extremamente necessária. Vale ressaltar que os setores de energia e de mídia, será uma habilidade chave até 2020.
 

5. Controlar a inteligência emocional
Esta ainda é uma habilidade ausente no currículo acadêmico, infelizmente. Visto que a gestão das emoções é algo cada vez mais exigido dos profissionais, vale a pena começar a aprender qual é a melhor forma de controlar e lidar com os seus sentimentos.
O motivo da grande exigência de profissionais que possuem a capacidade de administrar seus sentimentos é o fato de que a inteligência artificial ainda está longe de alcançar a inteligência emocional.

 
6. Saber lidar com julgamento e tomada de decisões
Profissionais que possuem facilidade em analisar dados e tomar decisões já se destacam no mercado e a tendência é que serão ainda mais disputados até 2020, segundo o relatório.
 

7. Negociar de forma ágil
Alguns profissionais possuem grande facilidade na hora de fazer negociações, porém esta é uma habilidade importante para todos os profissionais. Existem inúmeros cursos disponíveis no mercado com o objetivo de ajudar diversos tipos de profissionais a melhorar e aprimorar sua capacidade de negociar. Vale a pena investir!
 

Fonte: Exame